Como construir uma vida feliz e saudável?

por Sandro Neves | agosto 29, 2016

Todo dia pela manhã quando levantamos temos um dia inteiro pela frente onde vamos construir a nossa vida. Em cada atitude, cada gesto, palavra e pensamento, nossa realidade vai se formando de acordo com as nossas ações seja para uma vida agradável e próspera ou para uma vida de dificuldades e escassez.

É claro que todo mundo deseja ter uma vida feliz, e investe, pelo menos teoricamente, em tudo aquilo no que acredita estar a felicidade. Porém, nem sempre ela está onde pensamos. mas então onde ela está?

Pra responder essa pergunta a Universidade de Harvard realizou a mais longa pesquisa já feita sobre o ser humano, foram 75 anos acompanhando 725 voluntários desde a adolescência até a velhice para descobrir o que é realmente imprescindível para se construir uma vida feliz. Durante todo esse tempo os voluntários responderam questionários, tiveram seus cérebros escaneados e todos os seus parentes diretos entrevistados, para não restar dúvidas sobre o que devemos fazer.

Das dezenas de milhares de páginas de informação colhidas nessa pesquisa saiu uma mensagem clara e importante: Cuidem bem dos seus relacionamentos!

As conexões sociais são muito importantes para nós, pois as pessoas que estão mais conectadas com a familia, amigos e com a comunidade são mais felizes, são fisicamente mais saudáveis e vivem mais. Em contrapartida a solidão é uma experiência tóxica para o ser humano fazendo a saúde decair, o cérebro se deteriorar e a vida encurtar. Mas não pense que a solidão se define no número de pessoas com quem você se relaciona, mas sim na qualidade dos seus relacionamentos mais próximos.

O que faz um relacionamento ser bom? Certamente relacionamentos bons não tem de ser tranquilos o tempo todo. Eles, em algum momento, têm desentendimentos e até discussões, porém, o aspecto que o define é que há sempre a certeza de se poder contar um com o outro.

Construir e manter bons relacionamentos exige tempo, atenção e cuidado. É uma tarefa para a vida inteira, nunca acaba. Vai exigir que você se esforce, perdoe, releve, reflita, que se desculpe; mas também é diversão, amizade, saúde e felicidade.

Entre tantas responsabilidades da rotina corrida, ao se levantar para começar um novo dia, jamais esqueça dessa lição da vida: uma vida feliz e saudável se constrói com boas relações. Bom dia!

Sandro Neves

Psicólogo - Instrutor de yoga e atleta.


Atleta de jiu-jitsu, formado em psicologia clinica pela UFRJ, aplica os ensinamentos da psicologia a pratica de yoga, unindo corpo e mente.
3 Comentários
  1. Mirtes Fonseca says:

    Gosto tanto das mensagens que você posta que quero sempre compartilhar. O que aconteceu que você saiu do meu Messenger?

    • Obrigada pela mensagem, Mirtes!
      Continue acompanhando os textos do Sandro Neves.
      Em breve teremos mais novidades!

      Equipe Praia Fitness.

    • Oi Mirtes Fonseca, que bom que gostou! Não havia visto seu comentário, me desculpe a demora em responder. Vamos postar textos com mais frequência agora. Pelo que estou vendo, você faz parte de uma das minhas duas páginas no Facebook. Estou enviando um convite para a outra página. Abs!

Contato

contato@praiafitness.com.br
(21) 2051-5119

RECEBA NOSSA NEWSLETTER