O que é yoga?

por Cris Berndt | maio 30, 2017

O que é yoga?

 

Muita gente pensa que praticar yoga é ficar sentado de pernas cruzadas e olhos fechados cantando o mantra OM infinitamente. Outros, acham que yoga tem a ver com aquelas posturas avançadas, de cabeça pra baixo, como as que aparecem no Instagram de muitos praticantes.

Mas a essência do yoga vai muito além das aparências. Yoga é a liberação da mente do sofrimento. E esse sofrimento é causado pela ignorância. E o que provoca essa ignorância? Acreditar que estamos desconectados do todo, que estamos desconectados do universo.

Vivemos insatisfeitos com nós mesmos, insatisfeitos com a vida. Estamos sempre buscando segurança e prazer. Queremos dinheiro, uma casa, um relacionamento. Algo que nos faça sentir felizes e seguros. Achamos que os bens materiais, viagens e lazer preenchem nossas eternas insatisfações. Mas a verdade é que mal conquistamos uma coisa e já queremos outra. Sem perceber que a felicidade não está nesta busca incessante por algo inalcançável.

A felicidade já faz parte da natureza do ser humano. Ela é inerente a todos nós. A única coisa que precisamos é aprender a acessá-la. E é isso que o yoga nos ensina. A palavra yoga vem do sânscrito, língua sagrada da India e significa união. É a união da consciência individual com a consciência universal. Estamos além dos papéis que desempenhamos na nossa rotina. Estamos todos conectados. Quando o yoga transcende o tapete e passa a ocupar espaço na nossa vida, internalizamos seu verdadeiro significado e percebemos que é possível ser feliz adotando essa filosofia baseada em condutas éticas que devemos adotar no dia a dia, mantendo a prática através da disciplina.

A prática nos leva ao autoconhecimento. E quando percebemos quem realmente somos, deixamos de lado tudo aquilo que faz parte de um mundo de aparências para mergulhar no momento presente, o momento da ação, onde tudo realmente acontece.

Este é o verdadeiro presente da prática de yoga. Estar presente e ter a oportunidade de fazer as melhores escolhas com a mente neutra e tranquila, olhando para as situações como elas realmente são e não como gostaríamos que fossem. Essa é a verdadeira liberação.

Cris Berndt

Instrutora de Yoga e Jornalista.


Atua como jornalista freelancer produzindo vídeos e textos principalmente sobre yoga e bem estar. Formada em hatha yoga e Vedanta por discípulos de Swami Dayananda no Rio de Janeiro.

Contato

contato@praiafitness.com.br
(21) 2051-5119

RECEBA NOSSA NEWSLETTER