Será que consigo praticar Yoga?

por Cris Berndt | agosto 28, 2017

Essa é uma pergunta comum que muitos alunos me fazem quando decidem tentar uma aula experimental.

As mulheres pensam que não têm flexibilidade suficiente. Os homens acreditam que a prática de Yoga é só para mulheres. E o público mais jovem acha que é agitado demais para conseguir sentar e meditar.

Na verdade o Yoga é para todos. Quem está começando precisa entender seus limites. É muito importante trabalhar a consciência corporal e a consciência mental desde o início. A flexibilidade vem com a dedicação e a respiração correta durante as práticas. O silenciamento da mente vai sendo conquistado com o tempo.

A questão masculina é uma crença que precisa ser desmistificada. Na verdade o Yoga é um grande aliado dos homens. A prática e a meditação no final da aula ajudam a aliviar o estresse, principalmente depois de um longo dia de trabalho. As permanências nas posturas melhoram a flexibilidade e a força muscular. Este trabalho também ajuda a prevenir lesões de treino. E o mais importante: Yoga acalma a mente.

O que os iniciantes não costumam levar em consideração é que o maior benefício da prática acontece de dentro para fora. Quando conseguimos permanecer em uma postura, trabalhamos nossa força de vontade diante das adversidades da vida. Percebemos que se não podemos mudar as situações difíceis,  nos transformamos para acomodá-las na nossa mente.

O mais importante é sair da zona de conforto. É tentar fazer algo diferente para obter um resultado diferente. Todos podem praticar yoga. Existem variações das posturas que ajudam tanto os iniciantes, quanto aqueles que tem alguma restrição de movimento.

Quando damos um passo em direção a algo desconhecido, abrimos um campo de possibilidades em nossas vidas.

A porta da sala está aberta!

Cris Berndt
Cris Berndt

Instrutora de Yoga e Jornalista.


Atua como jornalista freelancer produzindo vídeos e textos principalmente sobre yoga e bem estar. Formada em hatha yoga e Vedanta por discípulos de Swami Dayananda no Rio de Janeiro.
Nenhum Comentário Ainda

Contato

contato@praiafitness.com.br
(21) 2051-5119

RECEBA NOSSA NEWSLETTER