Meditação: um caminho para o bem-estar

por Cris Berndt | outubro 19, 2017

Um dia desses li um trecho de um texto que gostei muito: “a vida é uma jornada, O Yoga um caminho, e a meditação é a ferramenta perfeita para a sua realização.”

Toda prática de Yoga no tapete e fora dele, nos leva a um único caminho: o da meditação. E é pela meditação que alcançamos a plenitude e o bem-estar.

O processo para aquietar a mente começa com a prática de posturas de Yoga, que trabalham o corpo e a respiração, criando força, flexibilidade e diminuindo a ansiedade.

Depois que trabalhamos o corpo, fica mais fácil sentar para meditar. Neste momento começamos a trabalhar a mente com a abstração dos sentidos e a concentração no momento presente.

Parece difícil. Mas na verdade é só uma questão de disciplina!

A maneira mais simples de trabalhar a abstração dos sentidos é fechando os olhos e prestando atenção na própria respiração. Sentindo o ar entrando e saindo pelas narinas.

Depois de um tempo fazendo isso, essa respiração calma e profunda acontece naturalmente. E vai acalmando o sistema nervoso. É assim que deixamos de prestar atenção no mundo externo e passamos a manter o foco dentro de nós.

O próximo desafio é silenciar a mente. Na verdade ninguém consegue controlar totalmente o fluxo de pensamentos. Mas com a prática, você pode disciplinar a mente filtrando pensamentos que provocam sentimentos negativos.

À medida que você tem um pensamento ruim, você projeta na sua mente um pensamento bom, que provoque uma boa sensação em você. Transformando o sentimento negativo em um sentimento positivo.

Se você realmente se dedicar, criando pelo menos um horário por dia para meditar, a sua mente vai mudar o padrão de pensamentos e vai se acalmar naturalmente.

Meditar é manter o foco contínuo no objeto de concentração. É esvaziar a mente.

Além de acalmar, a meditação ainda melhora a saúde, diminuindo  a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, desacelerando o ritmo da respiração, ajudando  a combater a insônia e melhorando a nossa capacidade de concentração.

E o mais importante: meditar também é uma forma de autoconhecimento. É a busca do silêncio que habita em cada um de nós. É encontrar a verdadeira paz de espírito.

Pratique!

 

Cris Berndt

Instrutora de Yoga e Jornalista.


Atua como jornalista freelancer produzindo vídeos e textos principalmente sobre yoga e bem estar. Formada em hatha yoga e Vedanta por discípulos de Swami Dayananda no Rio de Janeiro.

Contato

contato@praiafitness.com.br
(21) 2051-5119

RECEBA NOSSA NEWSLETTER