Concentração x Treinamento

por Rodrigo Alves | março 6, 2018

Sua capacidade de se manter no foco.

Definição: Concentração significa convergir ao centro. Alguns autores consideram a concentração como o exercício de esforços deliberados sobre o que é mais importante em determinada situação. Esse processo passa pelo foco nos sinais mais importantes do ambiente, que é a atenção seletiva, manutenção do foco, pela capacidade de ler determinada situação e se for necessário, mudar o foco.

A concentração pode ser contínua ou com interrupções, sendo que após “desligar” o foco, a concentração pode aumentar, desde que nesse meio tempo não haja distrações , o que pode ser aplicado aos intervalos de descanso na musculação, melhorando a série seguinte, ou em um treinamento aeróbico intermitente.

A concentração pode ser a chave para o sucesso ou o fracasso de qualquer estratégia, esportiva ou não. O treinamento das ações favorece a capacidade de realizar mais tarefas ao mesmo tempo, assim como o treinamento de situações de estresse pode favorecer a manutenção do foco. Pensamentos negativos ou ansiedade para atingir certo objetivo podem afetar diretamente a concentração, prejudicando o rendimento, sendo necessário criar estratégias para reverter o quadro em tempo hábil. Relatos clínicos mostram que sentimentos de raiva, podem favorecer atividades que demandem potência,porém, reduzindo o controle motor se forem bem aproveitados, pode-se reverter o quadro para atingir bons níveis de foco central, mantendo os elevados níveis de ativação muscular.

O único fato que tem sido unânime é a necessidade de criar rotinas mentais para interromper ciclos de ansiedade e pensamentos negativos e modificar para o pensamento positivo ou instrutivo, aumentando ativação ou percepção corporal e do ambiente. Isso pode ser aplicável em qualquer âmbito da vida. O primeiro passo para a efetividade dessa estratégia é listar os eventos distratores ou estressores e treinar como revertê-los,. Para isso, existem técnicas adequadas e a intervenção do professor pode ser o diferencial no sucesso da ação.

Rodrigo Alves

Rodrigo Alves


Rodrigo Alves S. Lopes Professor com especialização - Medicina do Esporte e Atividade Física.

Contato

contato@praiafitness.com.br
(21) 2051-5119

RECEBA NOSSA NEWSLETTER