Yoga emagrece?

por Cris Berndt | abril 25, 2018

Sim, praticar Yoga emagrece. E não só emagrece como também provoca muitas mudanças na maneira de enxergar o mundo.

A principal delas é aprender a ter autocontrole. Essa é a chave para qualquer objetivo de vida. Num mundo em que somos bombardeados por tantas informações que provocam cada vez mais estresse, sobrevive quem consegue lidar com as dificuldades sem sair do seu eixo.

A meditação e os exercícios de respiração praticados durante as aulas ajudam a controlar os níveis de ansiedade e a criar consciência inclusive do que se come e que tipo de efeito essa alimentação tem sobre o seu corpo.

A prática regular de Yoga também aumenta a qualidade do sono e consequentemente ajuda a manter o peso estabilizado. Pesquisas mostram que a falta de sono inibe o hormônio responsável pela sensação de saciedade e estimula o hormônio que provoca a fome. Ou seja, quem dorme mal acaba comendo mais.

Quem vive estressado também. O estresse aumenta os níveis de cortisol no organismo, elevando as taxas de açúcar e, consequentemente a gordura corporal, principalmente na região do abdômen.

Mais uma razão para você desacelerar a mente e incluir o Yoga na sua vida.

Outro benefício dessa prática milenar é o equilíbrio da glândula tireoide, responsável pelo metabolismo do corpo. Quando não funciona corretamente, o metabolismo pode ficar mais lento fazendo com que a pessoa comece a ganhar peso gradativamente.

As posturas em isometria ainda ajudam no fortalecimento e na tonificação do tecido muscular, melhorando o equilíbrio corporal e a flexibilidade como um todo.

Sem falar que o Yoga também contribui para o aumento da disposição, melhora a energia, aumenta a força de vontade, a determinação e reforça uma atitude positiva diante da vida.

Não adianta se matricular na academia, treinar pesado e não controlar a ansiedade, que em níveis mais altos, pode até provocar distúrbios alimentares. Muitas vezes esse controle da ansiedade é mais eficaz do que horas de esteira, por exemplo.

A disciplina é a ponte entre as metas e as realizações.

Trabalhe sua mente, crie hábitos saudáveis. E terá seus objetivos concretizados.

 

Cris Berndt

Instrutora de Yoga e Jornalista.


Atua como jornalista freelancer produzindo vídeos e textos principalmente sobre yoga e bem estar. Formada em hatha yoga e Vedanta por discípulos de Swami Dayananda no Rio de Janeiro.

Contato

contato@praiafitness.com.br
(21) 2051-5119

RECEBA NOSSA NEWSLETTER